Configurando o Visual Studio 6.0:

Primeiramente, eu disse na parte anterior deste tutorial que existe no README do ARToolkit uma boa explicação de como instalá-lo no Visual Studio, tanto 6.0 quanto 9.0. Esta parte do tutorial é destinada àqueles que não quiseram ler o README ou tiveram alguns problemas de linkagem e de importação dos headers, assim como dlls faltando. Os demais que já conseguiram compilar e rodar os exemplos, podem pular para a próxima etapa do Tutorial.

Eu sei muitos que estão lendo este tutorial devem usar o Visual Studio 9.0, porém é bem semelhante o uso para ambos 6.0 e 9.0, então vou me concetrar diretamente no Visual 6 que é o que eu estou usando atualmente. Por que estou usando a versão mais antiga? Bom, é um motivo pessoal: Eu prefiro usar versões antigas de softwares. Isso porque na grande maioria das vezes elas são muito mais rápidas que as versões recentes e praticamente tão funcionais quanto. Dois exemplos que posso citar são o Visual Studio 6.0 e o Adobre Reader 5.0, que acho tão eficazes quanto as versões novas (pelo menos para o que eu uso) e nunca tive problemas por não atualizar. Questão de gosto.

Enfim, continuando com o que interessa. O que fazer para o ARToolkit funcionar com o Visual Studio 6.0? Nada complicado e que alguém que já tenha trabalhado com alguma biblioteca sem instalador não tenha feito antes.

1. Libs:
Deve-se adicionar ao path de libs do visual studio as libs do artoolkit. Como fazer isso? Pode ser feito de duas formas:
  • Linkar a pasta de libs do artoolkit (o nome é "libs" mesmo e se encontra dentro da pasta principal) para dentro do visual ou;
  • Copiar as libs que estão nesta pasta diretamente para dentro da pasta de libs do visual. É mais feio, mas resolve ;)

2. Includes(headers):
Análogo ao caso das libs, porém a pasta é a "include".

3. DLLs:
Nada complicado também. No geral o artoolkit já vem com as dlls necessárias dentro da sua pasta, porém podem faltar algumas. No caso do DSD, estou disponibilizando todas as necessárias no pacote fornecido.

Existe uma grande chance de alguns outros problemas aparecerem e que não me encontro em condições de prever. Porém estes passos devem ser suficientes para o que estamos propondo aqui. Caso vocês que estão seguindo este tutorial encontrem um problema que não conseguem resolver, lembrem-se que vocês podem me mandar um e-mail: mrzacarias@gmail.com.

Ah, última nota: Cuidem para ter instaladas corretamente as bibliotecas do OpenGL. Nem todos os erros se devem ao ARToolkit =P
=======================================================================
Anterior Próximo

Last edited Oct 6, 2008 at 7:42 PM by mrzacarias, version 9

Comments

No comments yet.