DSD - Conceito:

Ok, desculpem, ainda não vamos implementar. Antes, acho que seria interessante explicar mais precisamente o que é o Dynamic Scalable Display.

O DSD é um sistema de divisão real de imagens que visa criar uma espécie de Tiled Display dinâmico usando visão computacional para obter informações sobre posição em relação aos outros dispositivos e à imagem/aplicativo/vídeo a ser mostrado. Ok, esse é o conceito em alto nível, vamos pôr em miúdos.

A idéia é termos uma "informação visual" (imagem, aplicativo, video, etc) localizada em um mundo virtual e várias "janelas" que mostrem trechos desta informação de maneira real. Com "maneira real" queremos dizer aqui que a interação realmente simule um comportamento de "janela virtual": Se posicionarmos o dispositivo para cima, ele vai mostrar uma parte da imagem localizada acima da anterior. Se puxarmos o dispositivo para à esquerda, ele mostrará um trecho mais à esquerda. Se girarmos o dispositivo, a rotação da visualização deve seguir de maneira a ser coerente com a imagem de fundo. Estes conceitos, como já disse o Cesar Brod na gravação do podcast do MDVis, são bem melhores de se ver do que de ler, então quem ainda não entendeu como o DSD funciona, dê uma olhada nos vídeos que eu disponibilizei no blog aqui e aqui, aposto que ficará bem mais clara a idéia ;)

Enfim, temos uma idéia de "many windows to the world", sentença criada pela minha orientadora, Profa. Luciana Nedel, que eu acho que resume bem o conceito.

E o que iremos implementar com este tutorial? A prova de conceito disso tudo que foi falado aqui. E em que consiste esta prova? é o seguinte:

Vídeos e aplicativos necessitam de uma comunicação entres os dispositivos de visualização para manter uma sincronia do que está acontecendo. Não dá para cada dispositivo estar mostrando um trecho da imagem na posição correta, porém em um momento diferente. Isso pode ser implementado de diversas formas, porém o foco do projeto não é de sincronia, comunicação, é de visualização. Uma imagem estática não exige sincronização e está dentro do que se espera de visualização. Pronto, perfeito =D

A idéia desta prova de conceito é a seguinte:
  • Cada dispositivo (no caso, por motivos como mobilidade, disposição espacial e da posição da webcam, as Tablets PC, fornecidas em conjunto por um projeto da HP aqui no Instituto de Informática, com o Prof. Luciano Gaspary) contém uma cópia completa da imagem a ser mostrada.
  • Dependendo do que a Webcam está enxergando, a tablet irá mostrar um trecho diferente da imagem, sempre mantendo o aspecto real de translações, rotações, etc.

E ponto final. Mas não se assustem: as demais alternativas já estão sendo estudas pelos integrantes do projeto e, se vocês quiserem arriscar, é uma ótima oportunidade de se fazer um projeto, não? =D.

Bom, acho que de conceito já temos o suficiente. Vamos, enfim, implementar o DSD ;)
=======================================================================
Anterior Próximo

Last edited Oct 6, 2008 at 6:46 PM by mrzacarias, version 3

Comments

No comments yet.