Instalando e Configurando o ARToolkit no Windows:

Bom, começo dizendo que essa é uma parte bem difícil da coisa toda... O ARToolkit é bem conhecido por quem usa pela certa dificuldade com a configuração dos diretórios e coisas assim. Pra esse tutorial eu decidi que iria instalar tudo de novo e desenvolver do zero o DSD para ter a real experiência de criar este projeto. E posso dizer que não foi uma experiência muito rápida =P.

Mas enfim, voltemos ao ARToolkit. Nesse link está a última versão da biblioteca. Estão disponíveis os códigos-fonte também, que são os utlizados para a instalação em ambientes GNU/Linux. Porém eu recomendo utilizar os arquivos disponibilizados na seção de downloads aqui do MDVis, pois eles já estão configurados de maneira a permitir a compilação do DSD sem maiores problemas. A instalação do ARToolkit no Linux é melhor detalhada aqui. Nessa parte do tutorial eu vou focar apenas na criação do DSD para Windows, sendo equivalente entre XP e Vista.

Pra instalá-lo, temos algumas dependências:
- Visual Studio 6.0 ou 9.0
- Glut instalada na IDE
- Webcam devidamente configurada e visível
- Marca "Hiro" (encontrada na pasta "patterns", do ARToolkit) impressa ;)

Nota: Na própria pasta do ARToolkit existe um README que explica detalhadamente o que tem que ser feito. Esse README está desatualizado em algumas partes, contendo algumas especificações que não são necessárias, mas seguindo ele vocês vão ter tanto ou mais sucesso do que seguindo esta parte do tutorial ;)

Bom, depois de descompactar o ARToolkit em um local desejado, de ter instalado a Glut no visual studio utilizado e de ter configurado a câmera direitinho, basta executar o "configure.bat", localizado na pasta do ARToolkit, para o ARToolkit gerar uma header e deixá-lo disponível. Depois, se tu estiveres usando o Visual Studio 6.0, basta abrir o arquivo "ARToolKit.dsw" ou, se estiveres usando o Visual Studio 9.0, o ARToolKit.sln. Feito isso, é só dar um build no projeto e rezar pra que dê tudo certo =P. Caso não dê, eu sugiro recomeçar do zero e tentar tudo de novo, prestando atenção em cada passo, do que tentar consertar alguma coisa "on the fly". É sério.

Com isso, já temos o ARToolkit instalado e rodando na máquina. Pode ser interessante dar uma olhada na pasta "bin" e ver os exemplos de aplicações. Quem tiver uma marca "Hiro" já impressa, pode executar os testes "SimpleTest.exe", que desenha um Cubo em cima da marca, e o "SimpleVRML.exe", que desenha um objeto animado de uma abelha pousando e voando em cima de uma flor. Mais interessante ainda, pra quem acha o código do DSD completo disponível no Codeplex bem nebuloso, é dar uma olhada no código fonte destes exemplos, localizados na pasta "examples", que está razoavelmente comentado e pode ajudar a entender detalhes mais "cabeludos".

Outra coisa importante: Para instalar em outras IDEs que utilizem outros compiladores, como CodeBlocks, Cygwin, Mingwin, etc, eu realmente não sei o que fazer... Eu tentei bastante mas parece dar muito mais trabalho do que resultado. Porém, obviamente que deve haver uma maneira, então não desista, caso tu queiras realmente tanto assim fazer isso o/.

=======================================================================
Anterior Próximo

Last edited Mar 31, 2009 at 4:43 AM by mrzacarias, version 3

Comments

No comments yet.