Happy New Year

Olá, pessoal. Um feliz ano novo mega atrasado aos leitores do blog do projeto MDVis. Sim, nós ainda estamos em pé, muito embora bem debilitados pela correria do fim do semestre assim como ao estresse das festas de fim de ano. Porém após um pequeno recesso nas atividades, nós, pesquisadores do projeto MDVis, estamos de volta, ávidos para continuar nossa pesquisa em tecnologia de ponta de Multivisualização, Realidade Virtual e Aumentada, Visão Computacional e Computação Gráfica. Aqui quem escreve, como sempre, sou eu, Márcio Zacarias, estagiário muito feliz deste fantástico projeto ;)

Porque tanta felicidade? Ah, vários motivos...

O primeiro e um dos principais é que agora o grupo de pesquisa em multivisualização (e todo o resto que já foi citado :P) do Instituto de Informática da UFRGS foi movido para uma nova sala. O nosso novo local de pesquisa tem cerca do dobro da área da sala anterior, além de contar com mais móveis e um ótimo ar-condicionado ;). Já realizamos neste segunda-feira a transferência de todos os equipamentos da antiga residência do projeto MDVis para o nosso novo santuário. Abaixo, algumas fotos da mudança:

mudanca2.jpg
Gelson e Juan ajeitando os pertences a serem transportados

mudanca3.jpg
Parte dos nossos equipamentos

mudanca4.jpg
Meu novo local de trabalho

mudanca5.jpg
Gelson ao lado do Cerberus

Além disso, dei uma filmada na nova sala. O vídeo pode ser visto logo abaixo ou neste link.



Em segundo lugar, finalmente as coisas se acalmaram e agora posso voltar a trabalhar em paz. Existem várias tarefas futuras e interessantes a serem implementadas e nós estamos bem empolgados para isso!
Já que o mês de dezembro infelizmente passou em branco aqui na página do projeto, aproveito para colocar aqui um resumo das atividades realizadas no último mês de 2008, assim já poderei discursar mais sobre algumas delas que estão sendo realizadas agora.

"Tarefas de dezembro do MDVis:

Abaixo, uma listagem das tarefas executadas no mês de dezembro:

- OpenSUSE:
Aqui tive algumas complicações de abobado mesmo. Me enrolei horrores para baixar o iso do DVD do Suse, tentando achar a versão que era possível. Acabei baixando uma que era Desktop Edition, a partir de um torrent, achando que era essa. Depois foi uma novela pois encasquetei que tinha como instalar um Sistema Operacional a partir da ISO, sem ter que queimar nenhuma mídia. Perdi um certo tempo nessa criancice, provavelmente porque a minha atenção estava mais direcionada às provas finais das cadeiras que fiz no semestre. Depois de desistir de tentar instalar a partir da Iso, decidi finalmente gravar o DVD. Após a gravação, depois de algumas telas de instalação me dei conta da maior burrada: Havia baixado a versão comercial do Suse. Após uma rápida pesquisa acabei finalmente descobrindo que existia o OpenSuse, o torrent que havia achado era uma versão Pirata do SUSE Desktop Edition =X
Após esse mico, encontrei a Iso correta e queimei outra mídia com ela. Agora só falta instalar o Suse em alguma das máquinas do projeto da HP. Estou esperando um retorno da Lenna, que é quem cuida das máquinas, para saber em qual delas eu posso instalar o Sistema.

- FlowVR:
Como já havia dito antes, consegui fazer um guideline de como configurar o FlowVR nas tablets. Até o meio do mês de dezembro eu havia conseguido configurar de maneira satisfatória o FLowVR em duas máquinas e estava lendo o intrincado guia de como criar um sistema online que rodasse nas duas tablets. Porém acabei me tornando meio monotarefa para o trabalho da bolsa, pois o final de semestre foi bem puxado (falando nisso, consegui 2 As e 2 Bs nas cadeiras =D), então acabei deixando esta parte do FlowVR em segundo plano. Até agora não voltei a trabalhar nesta parte do projeto, mas assim que terminar a instalação e configuração do OpenSUSE, eu volto a trabalhar com o FlowVR.

- Nova Agenda:
Como também já havia comentado antes, estamos trabalhando numa nova agenda para o ano de 2009, onde iremos reavaliar algumas tarefas e verificar o que já foi feito e o que ainda não tivemos tempo de completar. Pretendo até o fim de janeiro publicar uma postagem sobre isso e também criar uma seção da página do projeto onde ficarão as tarefas, assim será mais fácil até para vocês fazerem um controle dos deadlines do MDVis.
Em dezembro, o que foi feito em relação a este novo cronograma foi uma mineiração dos dados relevantes a todas as atividades que pelo menos mencionamos que iríamos implementar. Após uma triagem inicial, achei que já tinha achado todas. Depois de um certo tempo, logo depois do natal, resolvi dar uma limpada nos meus e-mails e encontrei mais alguns arquivos onde haviam algumas tarefas ainda não adicionadas à primeira listagem.
O que falta para esta tarefa concluída é conversar com os outros membros do projeto para verificarmos quais das tarefas devemos desistir, devido ao rumo que a pesquisa tomou e também quais tarefas seriam interessantes de serem adicionadas.

- Equalizer:
O Gelson está bem adiantado no uso do equalizer para divisão de imagens. Provavelmente o primeiro post de 2009 será composto em parte por um relato do que vi dos resultados do trabalho dele. Então não vou comentar mais muito aqui ^^.

Bom, no conturbado mês de dezembro o que aconteceu foi isso. Agora nessa segunda quinzena de Janeiro, início de fevereiro, espero que as coisas voltem a ficar calmas e que eu gere mais resultados para o MDVis ;)

Era isso, até mais o/"

Bom, as atividades estão mais ou menos nesta mesma situação, já que terminei este relatório faz pouco tempo. Sobre a agenda, falta muito pouco para terminá-la, em breve virei aqui no blog comunicar a criação desta nova seção do site do projeto. Esperem e verão ;)

As demais atividades, assim que forem sendo finalizadas, eu irei noticiando aqui no blog também. Creio que os próximos posts serão sobre o OpenSUSE e sobre os resultados que vi do Equalizer, biblioteca que o Gelson está trabalhando.

E, por fim, era isso. Muito em breve voltarei aqui para dar mais boas notícias a vocês que se interessam pelo projeto MDVis.

Até lá o/

Last edited Jan 21, 2009 at 4:01 AM by mrzacarias, version 3

Comments

No comments yet.