SVR 2008

Bem vindos novamente ao blog do projeto MDVis!

Após um tempo bem longo, voltamos a atualizar o nosso blog no Codeplex. O motivo deste atraso, além do habitual trabalho do projeto, é a falta de tempo deste que vos escreve. Este semestre veio recheado de cadeiras bem complexas então fica mais difícil poder dedicar um tempo legal pra atualizações aqui no Codeplex.

Porém, vamos ao que interessa realmente.

Nesta última semana, dos dias 13 a 16 de maio, ocorreu em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, o 10º Symposium on Virtual and Augmented Reality, apelidado carinhosamente de SVR. O SVR é a maior conferência em Realidade Virtual e Aumentada do Brasil, contando com inúmeros trabalhos nacionais e internacionais, além de minicursos e palestras com verdadeiras lendas da área (entre elas, podemos citar Don Brutzman, Hiroaki Yano e Doug Bowman). Como um dos frutos do projeto MDVis, o DTD (Dynamic Tiled Displays), utiliza ferramentas de realidade aumentada, nós do projeto achamos interessante submeter pelo menos um short paper nesta conferência. Felizmente ele foi aceito com vários reviews positivos e uma parte do grupo, contando comigo, fomos à João Pessoa apresentá-lo devidamente. Abaixo, aqueles que do grupo foram à João Pessoa:

grupo_MDVis (Small).JPG
Pessoal do MDVis. Da esquerda pra direita: Anderson Maciel, Márcio Zacarias, Marilena Maule a Profa. Luciana Nedel.


Bom, vamos começar relatando a viagem, de uma maneira bem turística: Ficamos em um hotel chamado Tropical Tambaú, que pode ser visto na imagem abaixo:

157780.jpg
Tropical Tambaú

É, bem mal localizado =P. O café da manhã do hotel era fantástico e já tenho saudades daquele suco de laranja, dos cajás e das tapiocas de côco com leite condensado... A vista era muito bonita, afinal, era só abrir a janela e estar com o mar na minha frente, sem nada entre nós. Enfim, o hotel era muito bom. A cidade me pareceu bem interessante, me lembrou Porto Alegre em vários pontos, assim como São Paulo também me lembrou quando estive por lá mostrando o MDVis na sede da Microsoft. Devem ser os pontos que todas as capitais tem em comum, provavelmente enxergaria isso no Rio de Janeiro ou em Salvador. Conheci vários lugares novos, muitos deles restaurantes, com uma comida muito bem temperada mas longe de ser ruim ^^.

Enfim, sobre o evento: Foi realizado na Universidade Federal da Paraíba, mais precisamente na reitoria e em um prédio que continha mais dois auditórios onde foram apresentados alguns minicursos e sessões técnicas. Acabei assistindo apenas as sessões técnicas e as palestras dos convidados, que foram muito interessantes. Das sessões técnicas, as do primeiro dia estavam muito boas, mas a que mais gostei foi a que comentou o uso de computação paralela para aumentar o desempenho de aplicações de realidade aumentada e virtual, usando para isso os vários Cores que compõe a GPU das placas gráficas atuais. Vou dar uma pesquisada com muito carinho nessa união de programação paralela com realidade aumentada, já que são duas áreas que me agradam muito e adoraria vê-las juntas ^^.

Ah, também gostei bastante da apresentação do nosso artigo, que foi feita pelo Pós-Douturando Anderson Maciel. Abaixo, algumas imagens da apresentação:

IMG_3064 (Small).JPG
Anderson explicando o DTD para o público presente

IMG_3067 (Small).JPG
Anderson demonstrando com vídeo o DTD

IMG_3068 (Small).JPG
Nosso agradecimento ao apoio

Embora não possa dar uma opinião imparcial já que participo do projeto, eu achei uma das melhores apresentações, já que possuia uma boa e criativa idéia e vídeos demonstrando que era realmente possível. Perto de alguns projetos que eu vi por lá, era praticamente outro nível. E a aceitação do pessoal do evento pareceu ser bastante boa, já que várias pessoas gostaram e vieram dar os parabéns a nós do projeto pelo que foi apresentado.

Entre estas pessoas estava Doug A. Bowman, um dos nomes mais fortes em interação 3D atualmente, cuja palestra fou um dos pontos fortes do evento. Além de ser interessante pelo alto nível técnico, boa parte da palestra falava sobre Tiled Displays e para nossa alegria e surpresa, o Bowman citou o nosso artigo que havia sido apresentado no dia anterior. Ponto positivo para o MDVis \o/. Abaixo, algumas fotos da palestra:

doug1.JPG
Com vocês, Doug A. Bowman

doug2.JPG
Viram, não estava brincando, ele falou mesmo de Tiled Displays ^^

doug3.JPG
Familiares estas aplicações, não?

Além disso o SVR serviu para o nosso grupo realmente conhecer essas pessoas fortes. Eu, particularmente, conversei pouco com o Bowman (Algo do tipo "How are you?" e "Nice to meet you too" =P), porém tive a agradável experiência de tomar uma cerveja num barzinho beira-mar com o Don Brutzman, conversando sobre vários assuntos, de mulheres brasileiras a Ciência da Computação, passando por piadas de portugueses e belgas =P. O Don, em certo momento, fez uma pergunta: "Qual dos tópicos de ciência da computação é menos trabalhado hoje em dia?" Nós da mesa meio que ficamos pensando, alguém chutou "Usuário?", até que ele disse "Science".
Depois ele explicou: Hoje em dia, na maioria dos artigos que ele lê, ele nota a falta da seção "Results and Future Work", cuja qual ele acha completamente essencial. Ele acha isso porque a ciência é feita de resultados e se um estudo que gerou o artigo não teve resultado nenhum e ainda não tem pretensão de gerar nenhum trabalho futuro, então ele bem que poderia não ter existido, não faria diferença nenhuma. Nisso ele me olhou e disse: "You, as a student with a large future on science, remember that: If you want to write a paper, don't forget the "Results and Future Work" section.", o que foi devidamente anotado mentalmente por mim. Por sinal, ainda ontem tive que entregar um artigo para a cadeira de "Teoria das Categorias" que estou cursando neste semestre e realmente não esqueci da seção de resultados e trabalhos futuros. Valeu, Don ;)

don.jpg
Meio tremida, mas aquele de amarelo é o Don Brutzman dançando forró com uma moça do LabTeve =D

Bom, do evento era isso. Também fizemos dois novos vídeos, um baseado nos anteriores e um inédito, do DTD em ação. Estão logo aí embaixo:

Video do DTD com imagem do Farol do Cabo Branco


Video do DTD com imagem da Torre Eiffel


E, por fim, eu estou disponibilizando aqui e também no nosso repositório de arquivos (a ser criado) a apresentação em PDF do Tiled Display (talvez com erro nos vídeos apresentados por ser em pdf. Porém os vídeos são os mesmos que estão ali acima, logo, se precisar, dêem uma olhada ali ;D). Acho que ler esta apresentação é interessante para quem ainda não se acostumou com a idéia do DTD e quer ter uma base maior na idéia ;)

Em resumo: A viagem foi muito interessante, o evento em si estava fantástico, voltei cheio de idéias de implementações que podem vir a ser muito úteis para o projeto MDVis. Talvez em breve eu poste alguma destas idéias, mas por enquanto vou classificando quais são viáveis e, dentro destas, quais são úteis realmente para o MDVis e, dentro destas, quais eu posso publicar sem medo ;).

Bom, do evento era isso ^^.

//=============================================

De resto, neste tempo que ficamos sem atualizar aqui poucas mudanças "visíveis" foram feitas no projeto. Estamos quase que 90% focados no DTD, então algumas outras idéias ainda estão em segundo plano, mas serão ferrenhamente estudadas em breve. Dentre os acontecimentos que são realmente legais de se falar aqui, posso citar dois:

- O DTD Offline já está funcionando com cenas 3D. Como cena 3D defino uma cena que contém objetos 3D estáticos. O DTD pode funcionar como se fosse uma janela para visualizar detalhes da cena. Bem legal isso, na apresentação que estamos disponibilizando tem algumas imagens desta nova feature do DTD (últimos slides).

- Falando em DTD Offline, o Gelson está quase terminando a versão online do DTD!! Estamos ainda em fase de testes e configuração, mas largos passos foram dados e creio que muito em breve estarei anunciando aqui, provavelmente com um vídeo bem legal, o nosso DTD online ;)

//============================================

Bom, acho que era isso desta vez. Espero que tenham gostado do que estamos fazendo. Assim que tiver novidades eu venho correndo aqui avisar vocês, ávidos leitores do Blog do MDVis. Prometo atualizar mais este blog, seja com novidades do MDVis ou com dicas e notícias interessantes para o projeto ;)

Até mais o/

P.S: Muito importante: agradecemos profundamente a Microsoft e a HP por financiar a viagem e a estadia do pessoal do grupo para este evento. Este tipo de iniciativa gera grandes frutos para projetos como esse, além de mostrar pra quem está de fora que não estamos de brincadeira ;). Mais uma vez, muito obrigado =D.

Last edited Oct 1, 2008 at 3:02 PM by mrzacarias, version 17

Comments

No comments yet.