Meanwhile

Enquanto eu instalo os sistemas operacionais necessários pra próxima etapa do DSD (torná-lo completamente interoperável), eu resolvi dar uma passada por aqui para dar umas notícias a quem se interessa pelo projeto MDVis ^^.

Enquanto lia alguns artigos referentes o SVR2008 e outros simpósios, eu achei um vídeo bem interessante de um projeto semelhante ao nosso DSD. Achei legal e anotei mentalmente e por e-mail para fazer um post sobre ele.

Durante o semestre acabei esquecendo e agora há pouco eu decidi mesmo escrever sobre ele. Porém escrever o quê? O vídeo era legal? Parece ter alguma relação com o nosso trabalho? Muito pouco. Mas nos detalhes do vídeo havia um link que levava ao artigo referente o trabalho. Ok, beleza, agora tenho no que me basear ;).

No artigo, Ken Hinckley, integrante do plantel da Microsoft Research, explica como é feita a interação entre as tablets (provavelmente no vídeo também, mas como estava sem disponibilidade de áudio, tive que ler pra compreender corretamente): Utilizando uma rede wireless e acelerômetros, o sistema consegue reconhecer quando uma tablet "conectada" à outra (em termos, quando ela bate em alguma outra e lá permanece) e assim dividir a tela como é mostrado no vídeo. Bem legal a idéia ^^. É interessante saber que existem outras pesquisas parecidas com a nossa que estão encontrando outras maneiras alternativas de se fazer interação. Usar acelerômetros e outros dispositivos de Hardware podem ser mais custosas, mas podem levar a criação de dispositivos manufaturados para a indústria, que seriam mais rápidos e mais fáceis de se gerenciar, necessitando de uma camada menos complexa de software para isso. É um caminho interessante, mas isso não quer dizer que o do nosso projeto também não seja, apenas somos diferentes ;). Em suma, trocar idéias com esse tipo de grupo de pesquisa pode ser impressionantemente bom para o nosso projeto.

Não satisfeito só com isso, alterei o link do artigo pra ver em que site estava hospedado: Assim achei a Homepage do Hinckley, que contém MUITOS artigos e trabalhos interessantíssimos, como o InkSeine. Para quem gosta de interação não usual e realidade virtual, é uma ótima pedida ;).

Verei se entro em contato com o Hinckley, acho que posso aprender bastante com ele ^^

Bom, hora de voltar à instalação dos sistemas. Até uma próxima o/

Last edited Jul 28, 2008 at 8:19 PM by mrzacarias, version 3

Comments

No comments yet.