Demonstração

Olá, pessoas interessadas no MDVis. ^^

Novidades interessantes para o projeto. Nosso grupo, com ajuda de alguns parceiros, conseguiu montar uma primeira demonstração do que, futuramente, poderemos fazer com o MDVis. Atualmente, chamamos de Tiled Display Dinâmico e ele funciona nas plataformas Windows XP, Windows Vista e Ubuntu. Nesta demonstração, utilizamos Tablets PCs da HP, provenientes de outro projeto da UFRGS.

Mas enfim, em que consiste essa demonstração? Tá, o projeto original era o seguinte: Temos 4 Tablets, cada uma com a sua webcam e uma marca binária (em breve explico para quê). O aplicativo que iríamos fazer iria dividir uma aplicação OpenGL (Uma imagem de um aquário vritual 3D, por exemplo) nas 4 Tablets. Nisso, entra a parte da biblioteca de interação ARToolkit. O ARToolkit consegue reconhecer marcas binárias, como a logo abaixo:

marca1.png

A partir da marca, ela consegue informações como distância da marca e orientação da mesma. Com isso, podemos gerenciar a visualização do aquário a partir do posicionamento da tablet em relação a marca. Por exemplo, se girarmos a tablet, a imagem na tablet também é girada de forma a simular a visualização como se a tablet fosse uma lente. Posicionarmos a tablet mais a esquerda, ela mostra uma porção mais a esquerda da imagem. Se puxarmos a tablet para cima, ela dá um "Zoom" na imagem, etc. Em suma, podemos dizer que temos realmente um aquário virtual abaixo das tablets, sendo elas as nossas "magic windows" que nos permitem enxergá-lo ^^.

Enfim, continuando. Esta era a idéia original do projeto. Porém foi decidido que esta demonstração seria utilizada como um "Short Paper" para um evento e que tínhamos apenas 1 semana para criar a aplicação e submeter o artigo. Aí tivemos que fazer algumas mudanças de plano. No final, a aplicação que foi construída foi muito semelhante a que foi proposta, com as seguintes diferenças:

- Não era mais uma aplicação OpenGL complexa. Apenas uma imagem estática poderia ser visualizada.
- Não era mais online. Cada máquina renderiza a imagem inteira. Porém cada uma mostra um pedaço da imagem, referente a sua posição em relação a marca binária.

Com isso, terminamos a aplicação a tempo: A seguir, algumas imagens do que foi feito para o artigo:

Imagens visualizadas com as tablets:

tablets1.png
tablets2.png
tablets4.png

Estrutura montada para as tablets conseguirem visualizar a marca:

tablets3.png

E temos até um vídeo publicado no Youtube, que pode ser visto logo abaixo:



Pois então, e agora? Agora estamos planejando melhorar a aplicação para que fique mais parecida com a que projetamos anteriormente, ou seja, que a aplicação (mesmo, não só uma imagem) seja divida entre todas as tablets, entre outras melhorias ainda experimentais.

Bom, era isso, espero que vocês gostem destes resultados ^^.
Voltarei a postar aqui assim que tivermos mais novidades no MDVis. Um abraço a todos o/

p.s: Um agradecimento, primeiramente, ao Innovation Center da UFRGS/Microsoft que nos forneceu material e mão-de-obra para esse projeto e um especial ao pessoal do projeto da HP que nos ajudou bastante nesse trabalho ;)

Last edited Mar 20, 2008 at 1:33 PM by mrzacarias, version 8

Comments

No comments yet.