Alternativa

Achei uma novidade interessante numa notícia que li faz pouco tempo na internet. A notícia pode ser lida neste link:

Caso alguém esteja com preguiça de ler ou o site saia do ar um dia, eu faço aqui um resumo.

Uma empresa chamada Alienware apresentou em uma feira de tecnologia chama CES 2008 um monitor gigante curvado que simula a visão periférica do usuário, com uma resolução de 2880x900 pixels. Ele ainda apresenta algumas falhas como o fato de ainda aparecerem os pontos onde os três monitores que compõe a tela se juntam, porém apresenta uma altíssima qualidade de imagem e um tempo de resposta de 0.02 ms. Na notícia é dito que o preço ainda não foi informado, "mas ele com certeza não vai ser nada barato, infelizmente!!".

Enfim, o que dizer sobre isso? Bom, isso ilustra bem um dos motivos do projeto MDVis existir.

É bem possível construir monitores gigantes, porém é muito caro. A Alienware está usando a tenologia dos tiled displays para fazer este seu monitor, e isso conta como um ponto a favor para ela. Talvez pelo motivo de usar tiled displays e de que esse uso tenha barateado bastante o custo do desenvolvimento deste monitor que a empresa tenha se empenhado em desenvolver uma qualidade melhor dos monitores.

Considero os futuros frutos do nosso projeto como, de alguma forma, concorrentes de produtos como esse, mas numa escala diferente, assim como uma empresa pequena de jogos como a trombasoft é concorrente da Blizzard e Capcom :P.

Nossa pesquisa aqui do MDVis visa uma alternativa de baixo custo (nulo, da nossa parte, por ser OpenSource) para que algum usuário possa configurar um dispositivo de visualização talvez não tão bom, com tantos recursos, como este da Alienware, porém com uma qualidade bastante semelhante, sem contar o fato de que o MDVis fornece uma flexibilidade e uma modularidade bem maiores do que produtos pré-fabricados. Na balança da "Alta-qualidade Alto-preço X Boa-qualidade flexibilidade modularidade Baixo-preço", quem decide é o usuário ;).

Bom, em suma, quis mostrar que essa idéia, embora simples, pode gerar ótimos produtos e é por isso que estamos aqui. Acho que era isso por hoje ^^

Um abraço a todos,
--
Márcio R. Zacarias

Last edited Jan 21, 2008 at 8:33 PM by mrzacarias, version 5

Comments

No comments yet.